Um pouco sobre a MRS
Um pouco sobre a MRS
MRS Logística S.A. é a concessionária que opera a chamada Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal S. A., que era composta pelas Superintendências Regionais SR3 – Juiz de Fora e SR4 – São Paulo.
História
Foi constituída em agosto de 1996, assumindo a concessão no dia 1º de dezembro do mesmo ano, após a obtenção por cessão dos direitos adquiridos pelo Consórcio MRS Logística, através do leilão de privatização, realizado em 20 de setembro de 1996, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, pelo valor de R$888,9 milhões.
Os trechos que foram concedidos para a exploração do transporte ferroviário de cargas, são aqueles que pertenceram às antigas ferrovias, Estrada de Ferro Central do Brasil, nas linhas que ligam Rio de Janeiro a São Paulo e a Belo Horizonte, bem como a Ferrovia do Aço e aqueles pertencentes à Estrada de Ferro Santos-Jundiaí excluídas, em ambos os casos, as linhas metropolitanas de transporte de passageiros no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Suas linhas abrangem a mais desenvolvida região do país interligando as cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Além de se constituir no sistema que une os maiores centros consumidores e produtores do país, as linhas da MRS se constituem no acesso ferroviário a importantes portos brasileiros: Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos, além de atender ao terminal privativo de embarque de minério de ferro de propriedade da MBR, na Ilha de Guaíba na Baía de Angra dos Reis.
O controle da empresa é dividido da seguinte forma Gerdau 1,31% Usiminas 11,13% Vale 10,89% CSN22,93% Minerações Brasileiras Reunidas S/A – MBR 32,93% .
Presidentes
-
Mauro Knudsen (1996 – 1999)
-
Júlio Fontana Neto (1999 – 2009[1])
-
Eduardo Parente Menezes (2009[2] – Atual)
Referências
-
↑ Revista Ferroviaria. Julio Fontana deixa a MRS. Página visitada em 15 de maio de 2009.
-
↑ Revista Ferroviaria. Eduardo Parente é o novo presidente da MRS. Página visitada em 16 de julho de 2009.
Empresas ferroviárias de transporte de cargas no Brasil |
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Grandes operadoras |
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Pequenas operadoras
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Ferroeste • Ferrovia Tereza Cristina • Transnordestina Logística • Estrada de Ferro Amapá • Estrada de Ferro Trombetas • Estrada de Ferro Jari • Estrada de Ferro Juruti |
Locomotivas EMD
Fabricadas pela General Motors – Electro-Motive Divison (atual Electro-Motive Diesel).
Série “SD” Special Duty
MODELO |
ANO DE PRODUÇÃO |
FABRICANTE |
TOTAL |
RODAGEM |
POTÊNCIA TOTAL / DISPONÍVEL |
MOTOR |
IMAGEM |
SD18 |
1962 |
EMD |
10 |
C-C |
1950/1800hp |
16-567D1 |
|
SD38M |
1967 |
EMD |
34 |
C-C |
2200/2000 hp |
16-645EE |
|
SD40M-2 |
1967 |
EMD |
2 |
C-C |
3300/3000hp |
16-645E3 |
|
SD40M-3 |
1967 |
EMD |
1 |
C-C |
3300/3000hp |
16-645E3 |
|
SD40-2 |
1980 |
Macosa |
28 |
C-C |
3300/3000hp |
16-645E3 |
|
SD40-3 |
1980 |
Macosa |
3 |
C-C |
3300/3000hp |
16-645E3 |
|
SD40-3MP |
1966-1971 |
EMD |
14 |
C-C |
3300/3000hp |
16-645E3 |
|
General Eletric
A seguir serão listadas as locomotivas diesel-elétricas General Electric que rodam atualmente na MRS Logística.
Industrial ou manobreira
MODELO |
ANO DE PRODUÇÃO |
FABRICANTE |
TOTAL |
RODAGEM |
MOTOR |
POTÊNCIA |
IMAGEM |
64T |
1947-1952 |
GE |
CB FWL 6T |
600 |
|
||
70T |
1956-1957 |
GE |
EFS (30) |
B-B |
|
||
U5B |
1961 |
GE |
9 |
B-B |
Cat D 379 |
540 hp |
|
U6B |
1967 |
GE |
B-B |
Cat D 379 |
600 hp |
|
Universal
Seis Eixos
MODELO |
ANO DE PRODUÇÃO |
FABRICANTE |
TOTAL |
RODAGEM |
MOTOR |
POTÊNCIA |
IMAGEM |
U20C |
1981 |
GE |
28 |
C-C |
7FDL-12 |
2000hp |
|
U23C |
1968-70 |
GE |
223 |
C-C |
2250hp |
|
|
U23CA |
1968-70 |
GE |
28 |
C-C |
2600hp |
||
U23CE |
1968-70 |
GE |
C-C |
2250hp |
|||
U23CP |
1968-70 |
GE |
C-C |
2250hp |
Dash-7
Seis Eixos
MODELO |
ANO DE PRODUÇÃO |
FABRICANTE |
TOTAL |
RODAGEM |
MOTOR |
POTÊNCIA |
IMAGEM |
C26-7MP |
1968-70 |
GE |
C-C |
GE 7FDL-12 |
|||
C30-7MP |
1984 |
9 |
C-C |
GE FDL-12 |
3.000hp |
||
C30-S7R |
1984 |
9 |
C-C |
GE FDL-16 |
3.000hp |
||
SF30-7 |
2 |
C-C |
GE FDL-16 |
3.000hp |
|||
C36ME-S7 |
2 |
C-C |
GE FDL-16 |
3.600hp |
|||
C36ME |
35 |
C-C |
GE FDL-16 |
3.600 hp |
|
||
C36-7ME |
4 |
C-C |
GE FDL-16 |
3.600 hp |
Dash-8
Seis Eixos
MODELO |
ANO DE PRODUÇÃO |
FABRICANTE |
TOTAL |
RODAGEM |
MOTOR |
POTÊNCIA |
IMAGEM |
C36-8M |
GE |
4 |
C-C |
GE 7FDL-16 |
3.600hp |
Dash 9
Seis Eixos
MODELO |
ANO DE PRODUÇÃO |
FABRICANTE |
TOTAL |
RODAGEM |
MOTOR |
POTÊNCIA |
IMAGEM |
C38-EMi |
2006 |
GE |
40 |
C-C |
7FDL16 |
3800/4380hp |
|
C44-EMi |
2007 – |
GE |
15 – |
C-C |
7FDL16 |
4380hp |
AC
MODELO |
ANO DE PRODUÇÃO |
FABRICANTE |
TOTAL |
RODAGEM |
MOTOR |
POTÊNCIA |
IMAGEM |
AC44i |
2009 |
GE |
15 |
C-C |
|
Hitachi
Locomotivas fabricadas pela Hitachi
Diesel-Elétricas
MODELO |
ANO DE PRODUÇÃO |
FABRICANTE |
TOTAL |
RODAGEM |
MOTOR |
POTÊNCIA |
IMAGEM |
Sapatão |
Hitachi |
B-B + Aderencia |
Elétricas
MODELO |
ANO DE PRODUÇÃO |
FABRICANTE |
TOTAL |
RODAGEM |
MOTOR |
POTÊNCIA |
IMAGEM |
Cremalheira |
Hitachi |
B-B + Aderencia |
3.780hp |