Locomotivas EMD
Locomotivas EMD
A Electro-Motive Diesel, Inc., (até 2005 conhecida como Electro – Motive Division da General Motors), foi o maior fabricante mundial de locomotivas diesel-elétricas para todos os usos, além de motores diesel para aplicação marítima e outros equipamentos relacionados a geração de força motora.[1]
Na esteira da atual preocupação ambiental presente na pauta das grandes corporações, a EMD lançou, em parceria com a chinesa Dalian Locomotive Works e a americana Rolling Stock Co., a locomotiva JT56ACe, uma diesel-elétrica de 6.000 hp, com promessa de baixa emissão de poluentes e produzida sob medida para o mercado chinês. Da mesma maneira, anunciou em 2008 o seu programa de atualização de equipamento 710ECO, que prevê a substituição dos sistemas de força de locomotivas antigas por outros, modernos, com maior economia de combustível e menos poluentes.[2]
História
Fundada em Cleveland, Ohio em 1922 por H. L. Hamilton e Paul Turner com o nome de Electro-Motive Engeneerig Company. Em 1925 seu nome foi mudado para Electro-Motive Company (EMC). Sua sede está na cidade de London, Ontário.
Por quase quarenta anos reinou absoluta na fabricação de locomotivas para as Américas, vendendo até 4 unidades para cada unidade General Eletric.
Obteve problemas com a locomotiva SD50, sofrendo perda de clientes e vendas[carece de fontes].
Nos últimos dez anos perdeu o primeiro lugar em vendas para a GE.
Foi vendida pela General Motors em 2005 para um consórcio entre o Greenbriar Equity Group e o Berkshire Partners.
Motores Produzidos
EMD produziu durante os anos os seguintes motores:
-
EMD 567 — fora de fabricação.
-
EMD 645 — fora de fabricação.
-
EMD 710 — Em fabricação.
-
EMD 265 — “H Engine” Em fabricação.
Fábricas
Localização |
Operação |
Produção |
Notas |
London, Ontario |
1949-presente |
depois como Electro Motive Division of GM Canada |
agora como EMD London |
LaGrange, IL |
1935-presente |
|
agora como EMD US |