As Locomotivas GE U12B – PARTE 1

12 de julho de 2015 0 Por Prado Trens

As Locomotivas GE U12B – PARTE 1

 GE U12B[1] [2]
 

A locomotiva GE U12B é uma locomotivadiesel – elétrica produzida pela GE Transportation entre 1957 e 1958, sendo utilizada no Brasil e no África do Sul. O modelo foi substituído pela GE U13B lançado em 1959.4

Foi projetada para linhas com restrições de gabarito e peso, típica de países em desenvolvimento. São capazes de operar em qualquer bitola, de 0,914 a 1,676m.

Foram desenvolvidas pela GE para fazer concorrência com o modelo EMD G12, que foi mais bem sucedido tanto em vendas quanto em durabilidade.

Características da Locomotiva:

GE U12B1 2
GE U12B Sheltam 1201 ex-SAR 31-005
Propulsão: Diesel-Elétrica
Fabricante: GE Transportation- Erie ( Estados Unidos)
Modelo: GE U12B (B-B160/160-4GE761)
Ano de fabricação: 1957 – 1958
Locomotivas fabricadas: 97
Classificação: AAR    B-B
Tipo de Serviço: Carga e Passageiro
Bitola: 1,000 m e 1,067 m
Diâmetro das rodas: 91,44 cm (36’’)
Distância entre eixos: 2.438 mm
Comprimento: 14.970 mm
Largura: 2.743 mm
Altura: 3.657 mm
Tipo de combustível: Diesel
Fabricante do motor: Cooper Bessemer
Motor primário: FVBL-8T3
Gerador: 5GT-581-C3
Motores de tração: 5GE-761-A3
Tipo de transmissão: Elétrica
Tração múltipla: Sim
Potência total: 1.320 HP
Potência disponível para tração: 1.200 HP
Freios da locomotiva: WABCO
Sistema de freio: 6SL
Ferrovias Originais: Brasil – EFL-RFFSA, RVPSC-RFFSA e EFS
Ferrovias que operou: Brasil – FEPASA, Ferroban, Novoeste Brasil Ferrovias e FCA
Local de operação: Paraná, Mato Grosso, Bahia e Sergipe
Proprietário atual: ALL e VLI
Situação: ALL (2327 e 2328)
VLI (3208, 2310, 2313, 2314 e #não identificada)
Situação em julho de 2013

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/GE_U12B

Data: 12/07/2015