Locomotiva Baldwin AS-616

20 de outubro de 2014 0 Por Prado Trens

Locomotiva Baldwin AS-616

A Baldwin AS-616 era uma locomotiva diesel-elétrica do tipo “heavy road switchers” — ou seja, foi projetada para serviços de linha e de manobras.

Foram fabricadas pela Baldwin Locomotive Works, junto com as Baldwin-Whitcomb (center-cab) e Baldwin-Whitcomb (end-cab), sendo as únicas locomotivas diesel-elétricas produzidas pela Baldwin para o Brasil.

Ao todo foram produzidas 221 locomotivas AS616 (sendo 7 unidades tipo ‘B’), que foram utilizadas principalmente nos EUA, entretanto foram vendidas 20 unidades para o Ferrocarriles Nacionales de México -México, 9 unidades para Orinoco Mining Comapny (US Steel) – Venezuela e 37 unidades para o Brasil, compradas pela Estrada de Ferro Central do Brasil e Rede de Viação Paraná-Santa Catarina.

O equipamento elétrico era de fornecimento da Westinghouse, tanto o gerador de tração como os motores de tração.

O motor era o Baldwin 608A turbo-alimentado de 8 cilindros e 1979 polegadas cúbicas.

Todas as locomotivas que vieram para o Brasil estava equipadas com MU (tração múltipla) para acoplamento de até 3 unidades.

Ela detém o privilégio de ser a primeira máquina com truque “C”, para serviços de linha, juntamente com aAlco-GE de 1.600 HP (tipo híbrido, parte mecânica Alco e parte elétrica GE), tanto em bitola métrica como larga.

Possuímos 2 versões da AS616, uma para bitola de 1,6m e outra para 1,0 metro. Em termos de potência são idênticas, mas externamente possuem diferenças significativas.

 

Fonte: http://www.wikipedia.org.br

Postado em: 20/10/2014

NOVO SITE E LOJA VIRTUAL PRADO TRENS