
As Locomotivas EMD SD-40 – PARTE 2
27 de junho de 2015As Locomotivas EMD SD-40 – Parte 2
EMD SD40-2
A EMD SD40-2 é uma locomotiva diesel elétrica C+C de 3,000HP (2,250 kW) construída pela General Motors-Electro-Motive Division entre janeiro de 1972 e fevereiro de 1986; 3957 unidades foram produzidas e a maior parte das grandes ferrovias norte-americanas operaram este modelo. Parte da linha Dash-2 da EMD, a SD40-2 era um SD40 atualizada com sistemas modulares de controle eletrônico, truques HT-C e muitas outras melhorias. A SD40-2 foi uma das locomotivas mais vendidas de todos os tempos. BNSF, Union Pacific e a Canadian Pacific operam algumas das maiores frotas do modelo.
A SD40-2 não era locomotiva mais potente do tipo mesmo na época do lançamento; EMD SD45’s e SD45-2 produziam 3600 hp (2900 kW), assim como as GE U36B/C e ALCO C636. No entanto, a SD40-2 demonstrou ser significativamente mais confiável e econômica do que as locomotivas mais potentes, se tornando cada vez mais importante com a crise do petróleo dos anos 1970.

Três unidades sem cabine SD40-2B foram reconstruídas de SD40-2 pela Burlington Northern Railroad no início da década de 80. As unidades tinham se envolvido em acidentes e foi decidido que era mais barato reconstrui-las sem cabine. A Canadian Pacific também possui algumas SD40-2B, elas foram criadas soldando placas de metal sobre as janelas da cabine.
Foram Produzidas 3957 unidades, tornando-a a locomotiva mais vendida de toda a história.
No Brasil, a Rede Ferroviária Federal e a Companhia Vale do Rio Doce adquiriram frotas de SD40-2 novas: 36 e 29 unidades, respectivamente. A primeira comprou o modelo para atender a demanda da malha em bitola de 1,60 m da SR-3 (antiga Central do Brasil, para os trens de minério da Linha do Centro, entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. Atualmente a MRS Logítica, concessionária que arrematou a malha em bitola larga das antigas SR-3 e SR-4 da RFFSA, possui atualmente 26 SD40-2 em operação. A MRS recebeu as 36 unidades em condição original e posteriormente 3 foram modernizadas para SD40-3 entre 1997 e 2003, 3 foram baixadas entre 2004 e 2008 e 4 foram transferidas para a ALL e Transnordestina entre 2007 e 2011 respectivamente. A maioria das SD40-2 da MRS teve as chaves termostáticas reajustadas, melhorando o desempenho do sistema de arrefecimento do motor diesel, dispensando o uso das “Orelhas de Elefante´´
Enquanto as SD40-2 da MRS Logística foram fabricadas entre 1979 e 1980 pela Macosa, licenciada EMD na Espanha, as da EFC foram fabricadas no Brasil pela Villares, licenciada EMD no Brasil. As SD40-2 da EFC apresentam três diferenças básicas em relação às mais antigas: corpo longo mais comprido, duto de ar ao estilo EMD SD50, e o motor diesel 16-645E3C ao invés do 16-645E3, que possui o turbo alimentador micro-processado.
Na última década as concessionárias brasileiras têm adquirido unidades usadas de ferrovias norte-americanas, dado que as frotas das grandes ferrovias daquele país têm renovado suas frotas com modelos mais potentes, mais econômicos e menos poluentes.
Muitas dessas locomotivas foram rebitoladas como B-B+B-B, passando a serem nomeadas de BB40-2 operando na FCA e EFVM. Para essa modificação os motores de tração D-79 originais da bitola standard são substituídos pro D-31 de bitola métrica e potência na casa dos 500 hp cada. São montados em truques especialmente fundidas para elas na Cruzaço, e cada par de truques apoiado sobre uma travessa, denominada Spam-boster. Se torna uma boa opção para operação em linhas de gabarito reduzido, porém, o custo dessa transformação giura na casa dos R$150.000,00, o que não a tornou popular com locomotivas mais baratas como a C30-7 e C36-7. A ALL as opera na versão original, como SD40-2, com atualemnte mais de 100 unidades, e este número está aumentando a ordem de 8 por mês, conforme novas unidades chegam e são reformadas.
EMD SD40-3
São uma modernização de três locomotivas SD40-2 da MRS em parceria com a Tecfer, as SD40-3 têm instalação dos computadores de bordo Q-Tron e governador eletrônico, que vieram a otimizar seu desempenho. Externamente são iguais as SD40-2. A numeração foi mantida a mesma de quando eram SD40-2. Seus números (Sigo) são 5216, 5224 e 5226.
EMD SD40-3MP
Locomotiva de carga utilizada pela MRS, que foram fabricadas nos EUA entre 1966 e 1971 como SD40 e SD45 modernizadas em 2001 pela NREX. Anteriormente estas locomotivas pertenciam a SP, CN e CP. A MRS recebeu 14 dessas maquinas na forma de dois lotes de 7 locomotivas SD40-3MP, desembarcando no porto

do Rio de Janeiro. Todas da National Railway Equipment (NREX) dos EUA na forma de leasing. São locomotivas de várias origens, repotencializadas com motores 645 de 16 cilindros. Chegaram ja pintadas e rebitoladas, com números da MRS, recebendo no Brasil truques de SD18 baixadas, para bitola 1600mm. Ja chegaram a receber as Orelhas de Elefante junto com as SD40M-2, SD40M-3, SD40-2 e SD40-3, mas sua utilização foi desnecessária nas locomotivas microprocessadas e a partir de 2010 começaram a retirar o dispositivo e reformar as SD40-3MP, incluindo a nova pintura, com o teto da cabine de Branco e as flechas na lateral esquerda.