As Locomotiva EMD GT22CUM-1

24 de junho de 2015 0 Por Prado Trens

As Locomotiva EMD GT22CUM-1 

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As locomotivas Diesel-Elétrica GT22CUM-1 foram adquiridas pela RFFSA, em 1981. Foram produzidas 52 locomotivas pela Villares, sobre licença da EMD (EUA). Quando da implantação do sistema Sigo foram numeradas de 4601 a 4630 (SR5) e 4631 a 4652 (SR6)3 .

Inicialmente 30 locomotivas ficaram lotadas na SR5 (Paraná – Santa Catarina)4 e 22 na SR6 (Rio Grande do Sul)5 , mas com a concessão da Malha Sul, em 1998 para a Ferrovia Sul Atlântico (depois ALL). Atualmente essas maquinas operam no trecho de serra, entre Paranaguá e Curitiba.

Características:

Propulsão: Diesel-Elétrica
Fabricante: Villares ( Brasil), sob Licença EMD ( Estados Unidos)
Número de encomenda: 2107-2151 e 2154-21581 2
Número de série: 4601-4645 e 4648-4652
Modelo: GT22CUM-1
Ano de fabricação: 1982/83
Locomotivas fabricadas: 52 – Brasil
Classificação: AAR C-C
Tipo de Serviço: Carga
Bitola: 1,000 m
Tipo de Truques: HTC
Diâmetro das rodas: 1016 mm
Distância entre eixos: 9.754 mm
Comprimento: 17.120 mm
Largura: 2.819 mm
Altura: 3.927 mm
Peso da locomotiva: 108.000 kg
Peso por eixo: 18.000 kg
Tipo de combustível: Diesel
Capacidade de combustível: 7.000 l
Capacidade de água: 655 l
Capacidade de areia: 0,51 m³
Fabricante do motor: EMD
Motor primário: EMD 12-645 E3B
Limite de RPM: 900 RPM
Tipo de motor: 12V – Turbo
Tipo de transmissão: Elétrica
Tração múltipla: sim
Velocidade máxima: 105 km/h
Velocidade mínima: 20 km/h
Potência total: 2.450 HP (1,84MW)
Potência disponível para tração: 2.250 HP (1,69MW)
Esforço de tração: 23.090 kgf
Raio mínimo de inscrição: 71,93 m
Freios da locomotiva: 26L – Wabco
Ferrovias Originais: RFFSA
Ferrovias que operou: FSA
Numeração Sigo: 4601 a 4652
Local de operação: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Proprietário atual: ALL
Situação cerca de 49 locomotivas operacionais

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/EMD_GT22CUM-1

Data: 24/06/2015