A Locomotiva EMD DD40

18 de junho de 2015 0 Por Prado Trens

A Locomotiva EMD DD40

A EMD DDA40X é uma locomotiva da Electro-Motive Division construída entre Junho de 1969 e Setembro de 1971 para a Union Pacific Railroad (UP). Um total de 47 locomotivas foram construídas com a numeração de 6900-6946. DD (arranjo de rodas D-D), A (gerador de tração de corrente alternada; alternador), 40 (motor primário da série “40” da EMD – 16-645E), X (dois motores primários) = DDA40X.

800px-UP_6915

Esta é a maior, mais pesada e mais potente diesel-elétrica que já existiu, feita para rodar na linha de bitola standard (1.435mm) da UP puxando velozes trens de passageiros ou pesados trens de carga a velocidades de até 144 km/h (90 mph).

Seus 8 motores de tração são alimentados por 2 grupos moto-geradores para cada motor produzir a potência de 6600 hp, com a potencia maxima de 52.800 hp.

Foi chamada de sucessora da locomotiva a vapor “Big-Boy”, que também rodou na UP e é uma das maiores locomotivas que já existiu.

Suas antecessoras foram as DD35 e DD35A, ambas máquinas D-D com 5000 hp e suas concorrentes foram as GE U50B de 5000 hp e a ALCO C-855 de 5500 hp, ambas com arranjo de rodas B+B-B+B.

800px-UP_Centennial_control_stand

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/EMD_DDA40X

Data: 18/06/2015