A EMD SD60 é uma locomotiva diesel-elétrica de 3.800 hp (2.8 MW) com 6 eixos construída pela General Motors Electro-Motive Division. Projetada para puxar cargas de grande peso por distancias longas a velocidade moderadas foi introduzida no mercado americano em 1984, e produzida em varias variações até1995.
Historia e Desenvolvimento
O desenvolvimento das SD50 e SD60 em meados dos anos 1970s e começo dos anos 80 foi uma resposta ao lançamento das GE B36-7 e GE C36-7 de 3600 hp (2.7MW) pela maior concorrente da EMD na época, a GE. Em 1980, o modelo EMD SD50 foi adicionado ao catálogo da EMD. Entretanto, a SD50 rapidamente se tornou um “mico” em termos de vendas devido a sua mecânica de baixa confiança, elétrica complexa e sistema de tração único da série 50, que exigia algumas peças de reposição não compatíveis com as dos modelos 40 e 45. EMD começou rapidamente a desenvolver a série SD60, que melhoraria os pontos fracos da SD50. Entretanto os desenhos da cabine e casas de motores e radiadores são indistinguíveis se comparados com as ultimas SD50. Mas a SD60 já vinha com o novo EMD 710-G3A de 16 cilindros, Gerador Principal AR-11, Motores de Tração D-87 e um sistema de controle microprocessado que controla vários sistemas da locomotiva eletronicamente (Ex. Patinação e Amperagem). Mecanicamente, a SD60 é melhor em economia e eficiência do que a SD50, porem isso não foi o bastante para retomar o mercado perdido e maquiar a mesma elétrica e mecânica de baixa confiança plagiada da SD50. EMD chegou a anunciar que três SD60 poderiam substituir quatro SD40-2, fato consumado realmente apenas com a SD70MAC, quase uma década mais nova.
Variantes
Diversas variantes da SD60 foram produzidas, incluindo:
A SD60 padrão, que tem frente para a frente curta.
A SD60F, comprada e operada pela Canadian National Railway, tem um corpo ao estilo Cowl Unit/Cowl Body e possui quatro vidros na frente da cabine.
A SD60I “WhisperCab” uma variação de cabine que isola a vibração e som usando sistemas de borracha de PU. A mesma cabine foi usada depois na SD70I, SD80MAC e a SD90MAC. Só a Conrail comprou essas maquinas. Tdas elas estão na Norfolk Southern e CSX atualmente.
A SD60M, primeiras compradas pela Union Pacific com a “North American safety cab”, primeiras unidades produzidas com 3 vidros frontais, posteriormente substituídos por apenas 2.
A SD60MAC uma variação da SD60M de corrente alternada. Ao todo quatro unidades da SD60MAC foram testadas na Burlington Northern provando a viabilidade do sistema de tração AC da EMD, todas as compras subseqüentes foram de EMD SD70MAC.
SD60’s Brasileiras
Foram compradas pela EFC duas locomotivas, junto a Equipamentos Villares S. A. (EVSA), subsidiária EMD no Brasil denominadas de SD60M por serem adaptadas a bitola larga (1600mm), sendo que as mesmas foram entregues em outubro de 1991. Foram as últimas locomotivas fabricadas pela Equipamentos Villares S/a antes da sua fusão com a General Electric do Brasil em 1992.
São numeradas como EFC 601 e 602 e ainda encontra-se em operação.
Fonte: http://www.wikipedia.org.br
Postado em: 20/10/2014
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept All”, you consent to the use of ALL the cookies. However, you may visit "Cookie Settings" to provide a controlled consent.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.