As ferrovias com bitola maior que a bitola padrão (1435 mm) são sempre denominada de bitola larga.

As ferrovias com bitola menor que 600 mm ou 610 mm (dois pés) são denominada de bitolas ulta estreita ou bitola industrial.

As ferrovias com bitola a partir de 600 mm (ou 610 mm), até a bitola padrão, são denominadas de bitola estreita. Em alguns casos, a partir da bitola métrica, e abaixo da bitola padrão, são denominada de bitola média.

A seguir, uma breve tabela com os principais bitolas utilizados nas vias férreas pelo mundo.

Bitolas batizadas/nomeadas

Bitola Nome comum Observações
3000 mm Breitspurbahn Havia planos de uso na Alemanha Nazi
1676 mm Bitola indiana Oficial do Transporte ferroviário na Índia
1668 mm Bitola ibérica Em uso na Espanha e Portugal
1600 mm Bitola irlandesa Utilizada no Brasil como bitola larga, especialmente em São Paulo
1524 mm Bitola russa Bitola do Império Russo e Finlândia
1520 mm Bitola russa Redefinição métrica da bitola russa entre as décadas de 70 e 90
1435 mm Bitola internacional em uso na maior parte das ferrovias do mundo
1100 mm Em uso no Bonde de Santa Teresa, no Rio de janeiro
1067 mm Bitola japonesa Em uso no Japão e Austrália
1000 mm Bitola métrica Em uso na maior parte do Brasil
914 mm Bitola de três pés
762 mm Bitola Imperial
760 mm Bitola bósnia
610 mm Bitola de dois pés
600 mm Bitola colonial Usada no sistema Decauville
500 mm Usada no sistema Decauville
400 mm Usada no sistema Decauville
381 mm Bitola de quinze polegadas

Data: 07/11/2018

Fonte: https://pt.wikipedia.org

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