A Union Pacific Railroad – Parte 2

Frota de locomotivas em 2013
Em outubro de 2013, a Union Pacific tinha 8,185 locomotivas disponíveis em sua lista. A frota consistia por 42 modelos diferentes com idade média de 17.8 anos.[23]

Modelo Quantidade
4-8-8-4 1
4-6-6-4 1
4-8-4 1
B40-8 91
C40-8 333
C40-8W 50
C41-8W 154
C4460AC 80
C44-9W 274
C44AC/CTE 1,485
C45AC/CTE 943
C6044AC 176
C60AC 75
DDA40X 1
E9A 2
E9B 1
GP15-1 160
GP38-2 664
GP38AC 2
GP39-2 49
GP40 15
GP40-2 142
GP40-2P 2
GP40M-2 65
GP50 48
GP60 194
MP15AC 41
MP15DC 102
SD40-2 505
SD60 85
SD60M 560
SD70ACe 321
SD70M 1,445
SD9043AC 309
SW1500 18
Locomotivas remanescentes de ferrovias incorporadas

Locomotiva remanescente da Southern Pacific, EMD GP38-2, remarcada com logotipo UP.
Até 23 de maio de 2015, a Union Pacific utilizava nove locomotivas da Southern Pacific, duas da St. Louis Southwestern e duas da Chicago and North Western, ainda com suas pinturas e números, originais. Além disso, muitas foram apenas remarcadas com o logotipo da UP e renumeradas. Normalmente, em ocasião de revisão geral, feita por suas oficinas, recebem nova pintura no padrão atualizado. As que foram remarcadas em 2015:

22 Chicago and North Western (Logotipos cobertos pintura local);
174 Southern Pacific (AC4400CW, GP40-2, MP15AC, and GP60);
14 St. Louis Southwestern (GP60);
2 Denver and Rio Grande Western (GP60).
Observações
Locomotiva EMD SD40-2 #3564 ainda mantém o padrão de pintura original dos anos de 1970.[24]

Locomotiva AC44CW #6289 apenas remarcada.[25]

Locomotiva AC44CW #6361 remarcada com letreiros em vermelho.[26]

Locomotiva AC44CW #6736 com inscrição lateral da CNW.[27]

Locomotivas Históricas

“Big Boy” #4014
Sozinha entre as modernas ferrovias, a Union Pacific mantém uma pequena frota de locomotivas muito importantes por seu valor histórico, em suas instalações de Cheyenne, Wyoming. São usadas eventualmente em trens especiais.

UP 4014 é uma locomotiva a vapor, rodagem 4-8-8-4, do tipo articulada, para tração de trens de carga, conhecida como “Big Boy”. Foi anunciado a 23 de julho de 2013, a aquisição desta unidade da “The Southern California Chapter of The Railway and Locomotive Historical Society”, em Pomona afim de restaurá-la operacionalmente. Ela foi conduzida até o páteo de Colton, em janeiro de 2014 e depois, para Cheyenne. Os trabalhos de restauração estão em curso, na expectativa que fique pronta até 2019. Funcionários e voluntários trabalham na reconstrução, dentro das oficinas de Cheyenne.[28]

Locomotiva #844 em Marathon – Texas.

“Challenger” #3985.
UP 844 É uma locomotiva a vapor para trens de passageiros expressos, de rodagem 4-8-4, classificação Northern, Classe FEF-3. Esta foi a última locomotiva a vapor construída para a Union Pacific e tem funcionado sem interrupção, desde 1944. Era muito conhecida por sua numeração original, 8444, desde que recebeu um “4” extra, em 1962, para distingui-la da série 800 Diesel. A locomotiva Diesel #844 esteve em serviço no “Nevada Southern Railroad Museum”, em Boulder City, Nevada. Quando esta foi desativada, em 1989, a FEF-3 #8444 (vapor) recebeu de volta sua antiga numeração, 844. Uma falha mecânica ocorrida em 1999, na qual tubos da caldeira foram substituídos erroneamente, a levou a ficar fora de serviço até sua reparação, em novembro de 2004. Atualmente, está passando por uma revisão geral, devendo retornar em serviço em 2016. Esta é a única locomotiva a vapor de uma ferrovia americana de grande porte, que nunca foi retirada de serviço, oficialmente.
UP 3985 É uma locomotiva a vapor, de rodagem 4-6-6-4, articulada, para uso misto, carga e passageiros, conhecida como “Challenger”. É atualmente, a maior locomotiva a vapor, ainda em operação, no mundo. Foi retirada do serviço ativo em 1962, ficando estacionada até 1975, quando funcionários voluntários terminaram sua restauração em 1981, retornando, assim ao serviço. Em 2007, passou por nova reparação e funcionou até 2010. Desde então, permanece guardada.

EMD DDA40X #6936
UP 951, 949 and 963B [29] São três locomotivas Diesel-elétricas, modelo E9 e E9b, acopladas em tração múltipla, (ou seja, apenas uma equipe é suficiente para conduzir todas, através da locomotiva comandante), produzidas pelaGeneral Motors Electro-Motive Division em 1955, para tração de trens de passageiros expressos. Eventualmente, são utilizadas em trens especiais. Apesar de, externamente preservar seu projeto original, seu motores Diesel (dois em cada locomotiva), de 12 cilindros e 1.200 hp, cada, foram substituídos por outros mais potentes, de cerca de 2.000 hp. Sua parte elétrica, e cabines também foram modernizadas.
UP 6936 Modelo EMD DDA40X, é uma locomotiva Diesel-elétrica fabricada pela General Motors Electro-Motive Division, em 1969, para a Union Pacific. Somente esta, da série “Centennial”, ainda permanece em operação, sendo assim, é a maior locomotiva diesel operacional do mundo. Ocasionalmente é utilizada em excursões e até mesmo, em trens de carga.
UP 5511[30] é uma locomotiva a vapor, de rodagem 2-10-2, para trens de carga. É pouco conhecida, pois nunca foi exposta efetivamente. Supostamente, encontra-se em perfeitas condições, mas seus grandes cilindros e pequenas rodas motoras, limitam sua velocidade, criando dificuldades para seu uso. Em 2004, a Union Pacific resolveu vendê-la. Estava, na época, em Cheyenne, juntamente com a #844 e #3985.
UP 1243[31][32] é uma locomotiva a vapor, de rodagem 4-6-0 e é a mais antiga de todas, desta coleção. Foi construída em em 1890 e desativada em 1957, aguardando restauração em Rawlins, Wyoming, que ocorreu em 1990. Foi exposta publicamente e depois, percorreu junto com a #844 e #3985, parte dos Estados de Idaho e Wyoming sobre um vagão-prancha. Foi levada para Omaha, Nebraska em novembro de 1996 e posta em exibição no “Western Heritage Museum”.
Outras Locomotivas Preservadas[editar | editar código-fonte]

Union Pacific #618 trafegando na Heber Valley Historic Railroad.
Além da frota histórica mantida pela própria empresa, um grande número de locomotivas sobrevive em vários locais. Muitas locomotivas foram doadas a cidades cortadas por suas vias, além de vários museus.

UP 407 – uma 2-8-0 doada à cidade de Sidney, Nebraska, em julho de 1956.
UP 421 – uma 2-8-0 doada à cidade de Fairbury, Nebraska, em abril de 1956.
UP 423 – uma 2-8-0 doada à cidade de Gering, Nebraska, em julho de 1955.
UP 428 – uma 2-8-0 sendo restaurada no Illinois Railway Museum, Union, Illinois
UP 437 – uma 2-8-0 doada à cidade de Grand Island, Nebraska, em setembro de 1955.
UP 440 – uma 2-8-0 doada à cidade de Lincoln, Nebraska , em maio de 1955. Levada para Mid-Continent Railway Museum, North Freedom, Wisconsin, em junho de 1975.
UP 460 – uma 2-8-0 doada à cidade de Marysville, Kansas, em abril de 1956.
UP 477 – uma 2-8-0 doada à cidade de Salina, Kansas, em julho de 1955.
UP 480 – uma 2-8-0 doada à cidade de North Platte, Nebraska, em fevereiro de 1956.
UP 481 – uma 2-8-0 exposta em Buffalo County Historical Society, Kearney, Nebraska
UP 485 – uma 2-8-0 doada à cidade de Lexington, Nebraska, em junho de 1956.
UP 529 – uma 2-8-0 doada à cidade de Northwest Railway Museum, Snoqualmie, Washington
UP 533 – uma 2-8-0 doada à cidade de Rawlins, Wyoming, em dezembro de 1958.
UP 561 – uma 2-8-0 exposta em Pawnee Park, Columbus, Nebraska
UP 616 – uma 2-8-0 doada à cidade de Nampa, Idaho, em agosto de 1958.
UP 618 – uma 2-8-0 type, funcionando na Heber Valley Historic Railroad.
UP 737 – uma 4-4-0 estava no acervo do Steamtown National Historic Site, depois a levaram para o Feather River Railroad Museum, Portola, California. Atualmente, está exposta no Double-T Agricultural Museum, em Stevinson, California.
UP 119 – uma 4-4-0 a original foi demolida, assim, tecnicamente, não é contada como preservada. Entretanto, uma réplica foi construída, em 1979, funcionando atualmente no Golden Spike National Historic Site em Promontory, Utah.
UP 814 – uma 4-8-4 exposta em Dodge Park, Council Bluffs, Iowa.
UP 833 – uma 4-8-4 exposta em Eccles Rail Center, Utah State Railroad Museum Union Station, Ogden, Utah.
UP 1242 – uma 4-6-0 exposta em Lions Park, Cheyenne, Wyoming.
UP 2005 – uma 2-8-2 exposta em Ross Park, Pocatello, Idaho.
UP 2295 – uma 2-8-2 exposta na antiga estação de Boise, Idaho.
UP 2537 – uma 2-8-2 doada à cidade de Walla Walla, Washington, em dezembro de 1959.
UP 2564 – uma 2-8-2 originalmente exposta em Oro Grande, California. Depois foi levada para Orange Empire Railway Museum, Perris, California.
UP 3203 – uma 4-6-2 doada à cidade de Portland, Oregon em janeiro de 1958. Originalmente pertenceu a Oregon Railway and Navigation Company. Foi levada para restauração no Oregon Rail Heritage Center in 2012.
UP 3206 – uma 4-6-2 originalmente exposta em Highbridge Park, em Spokane, Washington. Foi levada para o Spokane Interstate Fairgrounds, em 1978.
UP 3977 a única 4-6-6-4 Challenger exposta estaticamente. Encontra-se no Cody Park, em North Platte, Nebraska.
UP 4004 – uma Union Pacific Big Boy, 4-8-8-4 articulated steam locomotive, exposta em Holiday Park, Cheyenne, Wyoming.
UP 4005 – uma Union Pacific Big Boy 4-8-8-4 articulated steam locomotive, exposta em Forney Museum of Transportation, Denver, Colorado.
UP 4006 – uma Union Pacific Big Boy 4-8-8-4 articulated steam locomotive, exposta em National Museum of Transport, St. Louis, Missouri

The Union Pacific “Big Boy” #4012
UP 4012 – uma Union Pacific Big Boy 4-8-8-4 articulated steam locomotive, originalmente exposta em Bellows Falls, Vermont. Depois, foi levada para Steamtown, Scranton, Pennsylvania, em 1984[33]
UP 4017 – uma Union Pacific Big Boy 4-8-8-4 articulated steam locomotive, exposta em National Railroad Museum, Green Bay, Wisconsin.
UP 4018 – uma Union Pacific Big Boy 4-8-8-4 articulated steam locomotive, originalmente exposta em Texas State Fair Grounds, Dallas, Texas. Atualmente está no Museum of the American Railroad in Dallas, TX. Foi cogitada sua restauração para uso num filme, mas ainda não se concretizou.
UP 4023 – uma Union Pacific Big Boy 4-8-8-4 articulated steam locomotive, exposta no Lauritzen Gardens/Kenefick Park, Omaha, Nebraska.
UP 4420 – uma 0-6-0 doada à cidade de Evanston, Wyoming, em junho de 1958.
UP 4436 – uma 0-6-0 type, exposta em Eccles Rail Center, Utah State Railroad Museum Union Station, Ogden, Utah.
UP 4439 – uma 0-6-0 type, exposta no Griffith Park, Los Angeles.
UP 4442 – uma 0-6-0 doada à cidade de Las Vegas, Nevada, em abril de 1960. Depois foi levada para Henderson, Nevada

Union Pacific Classe 9000 – Rodagem 4-12-2
UP 4455 – uma 0-6-0 foi utilizada pela Laramie Portland Cement, na planta de calcário de sua mina, em Laramie, Wyoming até 1965. Depois foi levada para o Colorado Railroad Museum, para exposição.
UP 4466 – uma 0-6-0 construída pela Lima Locomotive Works, em 1920. Está exposta no California State Railroad Museum, onde funcionou até 1999.
UP 6051 – uma 2-8-0 exposta no Fairmount Park, Riverside, California.
UP 6072 – uma 2-8-0 exposta em Ft. Riley Museum, Ft. Riley, Kansas.
UP 6237 – uma 2-8-0 doada à cidade de Hastings, Nebraska, em julho de 1956.
UP 6264 – uma 2-8-0 exposta no Nevada Southern Railroad Museum, Boulder City, Nevada.
UP 6535 – uma 2-8-0 exposta no Depot Park, Laramie, Wyoming.

Kenefick Park, em Omaha, Nebraska
UP 9000, uma Union Pacific 9000 class 4-12-2, grande locomotiva não-articulada, exposta em Fairplex in Pomona, California.
UP 6900 Centennial series – Várias das grandes locomotivas Diesel-elétricas DDA40X escaparam da demolição. Mas, somente a #6936 da frota da Union Pacific, ainda opera. A # 6930 está no Illinois Railway Museum.
UP 18, 26. De 1948 a 1970, a Union Pacific utilizou locomotivas Gas turbine-electric . Nenhuma ferrovia no mundo as utilizou tanto quanto a UP, chegando a tracionar cerca de 10% de seus trens de carga, mas foram desativadas devido ao alto custo do combustível. Duas remanescentes estão expostas: a #18, no Illinois Railway Museum in Union, Illinois, e a #26 no Utah State Railroad Museum in Ogden, Utah.
UP 942 – uma EMD E8 exposta e operacional, no Orange Empire Railroad Museum
Frota de Vagões[editar | editar código-fonte]
De acordo com o anuário da empresa, ao final de 2007, a Union Pacific possuía mais de 50.000 funcionários, 8.721 locomotivas e 94.284 vagões de carga. Mais especificamente:

35,437 covered hoppers
12,272 boxcars
18,647 open-top hoppers
13,780 gondolas
14,148 “outros” tipos de vagões
Possuiu, ainda 6,950 diferentes equipamentos de manutenção de via permanente. Ao final de 2007 a idade média das locomotivas era de 17,8 anos e dos vagões, 28 anos.

Trens de Passageiros

Wine label, Roma Wine Company, bottled for Union Pacific RR circa 1940s.
A Union Pacific operou com trens de passageiros em sua histórica “Overland Route), entre 1869 até 1971. Seu último trem trafegou no sentido oeste, para a cidade de Los Angeles. Em maio de 1971, a Amtrak assumiu as operações de trens de longa distância no território americano. Na época da Union Pacific, os trens eram nomeados:

Butte Special (operado entre Salt Lake City e Butte, Montana).
Challenger (operado conjuntamente com Chicago and North Western Railway até outubro de 1955, e depois, pela Milwaukee Road).
City of Denver (operado conjuntamente com Chicago and North Western Railway até outubro de 1955, e depois, pela Milwaukee Road).
City of Las Vegas; mais tarde, mudou seu nome: the Las Vegas Holiday Special (1956–1967).
City of Los Angeles (operado conjuntamente com Chicago and North Western Railway até outubro de 1955, e depois, pela Milwaukee Road).
City of Portland (operado conjuntamente com and North Western Railway até outubro de 1955, e depois, pela Milwaukee Road).
City of Salina (1934–1940).
City of San Francisco (operado conjuntamente com Chicago and North Western Railway e a Southern Pacific Railroad; depois de outubro de 1955, a Milwaukee Road assumiu parte da operação entre Chicago e Omaha).
City of St. Louis
Columbine (operou entre Chicago e Denver, iniciando na década de 1920).
Forty-Niner (operou entre Chicago e Oakland).
Gold Coast (operou entre Chicago/Oakland/Los Angeles).
Idahoan (operou entre Cheyenne e Portland).
Los Angeles Limited (operou a partir de 1905).
Overland Flyer; renomeado como Overland Limited em 1890 (1887–1963).
Pacific Limited (operou entre Chicago e Ogden, Utah, onde era dividido, parte seguindo para Los Angeles e parte para San Francisco, iniciando em 1913).[34]
Pony Express (operou entre Kansas City e Los Angeles 1926—1954).
Portland Rose (operou entre Chicago e Portland, iniciando na década de 1920).[35]
San Francisco Overland (originally operou entre Chicago e Oakland, depois, diminuiu, até St. Louis).
Spokane (operou entre Spokane e Portland)
Utahn (operou entre Cheyenne e Los Angeles)
Yellowstone Special (operou entre Pocatello, Idaho, e West Yellowstone, Montana)
Trens da Amtrak que utilizam as vias da UP:

Amtrak Cascades
California Zephyr
Capitol Corridor
Cardinal
Coast Starlight
Hoosier State
Lincoln Service
Missouri River Runner
Pacific Surfliner
San Joaquin
Sunset Limited
Texas Eagle
Diretoria da Empresa

Presidentes da Union Pacific:[carece de fontes]

William Butler Ogden (1862–1863)
John Adams Dix (1863–1865)
Oliver Ames, Jr. (1866–1871)
Thomas Alexander Scott (1871–1872)
Horace F. Clark (1872–1873)
John Duff (1873–1874)
Sidney Dillon (1874–1884)
Charles F. Adams (1884–1890)
Sidney Dillon (1890–1892)
S.H.H. Clark (1890–1898)
W.S. Pierce (acting) (1897)
Horace G. Burt (1898–1904)
E. H. Harriman (1904–1909)
Robert S. Lovett (1910–1911)
A.L. Mohler (1911–1916)
E.E. Calvin (1916–1918)
C.B. Seger (1918–1919)
Carl R. Gray (1920–1937)
William M. Jeffers (1937–1946)
G.F. Ashby (1946–1949)
Arthur E. Stoddard (1949–1965)
E.H. Bailey (1965–1971)
John Kenefick (1971–1986)
Drew Lewis (1986–1987)
Mike Walsh (1987–1991)
Richard K. Davidson (1991–1996)
Ron Burns (several months in 1996)
Jerry Davis (1996–1998)
Ike Evans (1998–2004)
James R. Young (2004–2012)
Jack Koraleski (2012–2015)
Lance Fritz (2015–present)[36]
Presidentes da Union Pacific Corporation:[carece de fontes]

James Evans (1969 – 1977)
William Cook (1977 – 1987)
John Kenefick (several months in 1986)
Drew Lewis (1987–1997)
Richard K. Davidson (1997 – January 2006)
James R. Young (January 2006 – 2012)
Jack Koraleski (2012–2015)
Lance Fritz (2015–present)[36]

Relação com o Meio Ambiente

A Union Pacific train passing through the Pantano Townsite Conservation Area in southern Arizona
Em Eugene, Oregon, a empresa e o Departamento de meio ambiente deste Estado, se uniram para estudos de contaminação do solo de páteos ferroviários, em sua maior parte, por hidrocarbonetos, solventes industriais e metais. Isso teria afetado o lençol freático das proximidades.

Em 2007, a Union Pacific iniciou um programa de métodos experimentais de redução de emissão de poluentes de suas locomotivas, através de filtros instalados nos escapamentos, na tentativa de reduzir a quantidade de hidrocarbonetos não queimados, de monóxido de carbono e outras partículas, muito parecido com o filtro catalizador utilizados em automóveis. Uma redução média de 50% de emissões fora alcançada.

O programa de economia de combustível “Fuel Master” tem, também, beneficiado a empresa por causa de resultados obtidos e, além disso, recebeu prêmio e reconhecimento da Secretaria de Transportes americana.

Acidentes
Um descarrilhamento ocorrido em novembro de 1994, matou um observador, próximo a San Antonio, levando o Senador Kay Bailey Hutchison a propor investigação federal sobre acidentes na Union Pacific. Em 2005, o Governador do Texas Rick Perry apoiou um plado para desviar linhas ferroviárias de grandes centros urbanos de seu Estado.[37]

Em junho de 2004, nas proximidades de San Antonio, Texas, também, uma composição da UP colidiu com outra, que estava parada, da BNSF , causando o rompimento de um vagão-tanque carregado com cloro. Uma nuvem amarela logo se formou, atingindo as redondezas, resultando em dezenas de hospitalizações. Os prejuízos foram calculados em cerca de US$7 milhões.[38]

Investigações revelaram que havia falhas de segurança por parte da Union Pacific e seus empregados, por não seguirem suas próprias regras.[39] Declarações iniciais culpavam a fadiga do condutor do trem, mas outros fatores haviam contribuídos para o acidente supra citado.[40] Em consequência desses acidentes, a Federal Railroad Administration assinou um acordo com a ferrovia, em novembro de 2004, na qual a empresa se comprometia a revisar as falhas encontradas nas regras.[37][39] Especificamente, o acordo exigia o incremento no treinamento dos funcionários e aumento do número de inspeções.[39] O Congressista americano Charlie Gonzalez questionou se essas medidas eram suficientes; ele e outros membros do Congresso questionaram a “parceria” da FRA (Federal Railroad Administration) com as ferrovias, a entendendo como “muito amigável” e citaram em artigo no The New York Times, a estreita relação entre uma diretora da FRA, Betty Monro, e a lobbista-chefe da Union Pacific, Mary E. McAuliffe, chegando a viajarem em férias juntas, por várias vezes, a Nantucket.[39]

Em setembro de 2007, um trem da Union Pacific descarrilhou na cidade Sergeant Bluff, Iowa. A carga ficou espalhada pela cidade, pois a linha passa por dentro dela, causando interrupção no tráfego de trens e automóveis por horas, até que fosse desobstruída.[41]

 

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Union_Pacific_Railroad

DATA: 17/047/2017

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